quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Sobre Dois Irmãos



Dois Irmãos, também ainda chamada pela população de Baumschneiss é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul.


Os primeiros imigrantes que chegaram a Dois Irmãos, originalmente vieram da Alemanha com o Navio Cecília, quatro anos após a Independência do Brasil. Chegaram em 29 de setembro de 1826, dia do arcanjo São Miguel, motivo pelo qual o tomaram como padroeiro. Inicialmente, a cidade foi chamada de São Miguel de Dois Irmãos. O nome Dois Irmãos se deve à vista que tem os que chegam à cidade, os dois morros gêmeos.


O nome original alemão da cidade foi Baumschneiss ou Baumschneiz, que significa picada dos Baum, em referência à família Baum, uma das primeiras colonizadoras da região. 6


Dois Irmãos integra a Região Metropolitana de Porto Alegre. O município está localizado na Encosta Inferior do Nordeste do Rio Grande do Sul. Está a 52 quilômetros de Porto Alegre(capital), por via asfáltica.


Sua colonização foi predominantemente germânica. A população do município em 2010 foi estimada pelo IBGE em 27.572 habitantes.


ROTA COLONIAL BAUMSCHNEIS

Baumschneis – Picada dos Baum, assim era conhecida a cidade de Dois Irmãos no inicio de sua colonização, nos idos de 1829. O nome atual tem origem nos dois morros “gêmeos”. Os morros proporcionam uma vista impar da cidade e de boa parte do Vale do Rio dos Sinos. 



Por estar situada nos primeiros degraus da encosta do Planalto Meridional, numa altitude de 175 metros, ganhou a designação de Portal da Serra. O município traz em sua história fatos únicos, como o seu mito fundatório em 29 de setembro de 1929, data a partir da qual comemora-se o Kerb de São Miguel, em cumprimento a promessa dos náufragos do Navio Cecília. A Colonização alemã no município é notada através da arquitetura, gastronomia, hábitos e costumes de um povo trabalhador, hospitaleiro e alegre. E, hoje, aprimora-se através do investimento em setores em franco desenvolvimento como o turismo. A diversidade de pontos e atrativos turísticos se completa com a variedade de eventos que a cidade oferece ao munícipe e ao turista que aqui chega. Dentre os eventos destaca-se:

Kerb de São Miguel – 29 de setembro – as festividades ocorrem por mais de um final de semana. 
Natal dos Anjos – realizado entre novembro e dezembro. Promove um final de ano mágico, com Papai Noel, Árvore Símbolo do Natal Gaúcho e várias atrações culturais.
Aniversário de Dois Irmãos – 10 de setembro, data em que o município se emancipou política e administrativamente da cidade de São Leopoldo. 
Semana da Pátria – 7 de setembro, com desfiles cívico e cultural. 
Festa Literária – realizada em agosto. 
A Doce Magia da Páscoa - realizada durante o período de Páscoa. O evento é realizado pela iniciativa privada em parceria com a prefeitura municipal.


Rota Colonial Baumschneis - A Rota Colonial Baumschneis surgiu do interesse da localidade Travessão Rübennich em diversificar suas atividades, fazendo da sua cultura e do seu cotidiano um atrativo turístico, em um roteiro de 7 km, totalmente asfaltado, e de fácil acesso aos viajantes.

Os empreendedores são pessoas simples e acolhedoras que abrem as portas de suas casas para receber turistas e apresentar o que de melhor a colônia pode oferecer, tanto na gastronomia quanto na hospitalidade. 

Visitando o roteiro, pode-se voltar no tempo, e verificar como era o cotidiano dos primeiros imigrantes alemães chegados ao Rio Grande do Sul, através da colheita de verduras e ovos, além de passeio de carroça que remontam aos costumes de um povo dedicado a terra.







LOCAIS DE VISITAÇÃO



MUSEU HISTÓRICO MUNICIPAL




A Casa Kieling, como é conhecida, devido à família que a habitou de 1893 até 1985, teria sido construída por um Weinmann, de São Leopoldo, na primeira metade do século XIX. A tradição oral relata que, além de residência, o Weinmann teria instalado nela um armazém e uma padaria, que funcionavam em um anexo da casa. Por volta de 1845, a casa foi vendida a Nikolaus Schäffer, imigrante do Rheinland (1806 - 1892). A partir desse momento, a casa foi utilizada somente como residência e, mais tarde, passou para o filho de Nikolaus, o médico prático Georg Schäffer (1836-1918). Em 1918, Carlos Kieling (1868-1933), casado com Carolina Schäffer (1870-1954), adquiriu a casa e uma área de 42 hectares do seu sogro, Georg Schäffer, utilizando-a como residência. O porão servia como marcenaria. O sistema construtivo da casa é o enxaimel, trazido pelos imigrantes alemães. Atualmente esta casa representa um dos poucos exemplares, ainda íntegros, no perímetro urbano da cidade de Dois Irmãos. A casa permaneceu com os herdeiros Kieling até 1985, quando foi adquirida e restaurada pela Prefeitura para sediar o Museu Histórico Municipal, oficialmente instalado em 1989.


Neste espaço, ocorrem atividades que integram a comunidade ao Museu, através de um trabalho de resgate da identidade cultural e da valorização da história dos imigrantes alemães que, a partir de 1825, deram origem à cidade de Dois Irmãos. O Museu fica na Avenida São Miguel, 1658 - Centro.










PONTE DE PEDRA




A Ponte de Pedra foi construída em 1855 sobre o arroio Feitoria, na estrada que ligava São Leopoldo à Serra. A construção tem características romanas, sendo o material empregado a pedra grês. O capitão Jacob Blauth era o responsável pela obra e Johannes Sauther era o mestre de obras. Loudwick Daniel Kurz era o fornecedor de pedra grês. Numa carroça, trazia as pedras, provavelmente das terras dos Stoffel. Essa ponte sempre foi um importante elo de ligação entre os moradores do Travessão Rübenich e o centro de Dois Irmãos. Atravessam-na, por exemplo, para ir à missa ou ao culto, para ir aos festejos do Kerb de São Miguel e também para levar seus grãos ao Moinho Collet. Próximo à Ponte de Pedra, no distante ano de 1874, ocorreu um conflito entre membros dos Muckers e moradores de Dois Irmãos. Na ocasião foi assassinado Jacob Bauermann, de 23 anos, que residia nesta localidade.


















ARMAZÉM SCHOLLES




A história do Armazém Scholles iniciou em 1936, quando a propriedade foi adquirida dos antigos moradores, a família Kieling. Em meados da década de 1950, foi adquirido um velho caminhão para transportar lenha e produtos coloniais a Novo Hamburgo e São Leopoldo, e de lá trazer as encomendas dos colonos. Junto à venda de farinha, foi improvisada uma mesa e as cadeirinhas, onde era servida cerveja para os fregueses, nascendo daí o Armazém de Secos & Molhados Scholles. Ele apresentava-se como um local de sociabilidade, onde os vizinhos se encontravam, no final de semana, para conversar, jogar e beber. Importante local de compras, onde se vendia sabão, panelas, chapéus e os demais produtos que não eram produzidos pelo colono. Lá funcionava também uma barbearia onde, aos sábados, os colonos aproveitavam para melhorar a aparência para o final de semana. Ainda hoje, é ponto de encontro e de compras. Aos sábados à tarde, além do pessoal bebendo e jogando cartas, encontramos ainda, sempre alguém cortando os cabelos ou fazendo a barba na antiga barbearia.














CERVEJARIA HÜNSRUCK









A cervejaria Hunsrück produz chopp e cerveja artesanais. Ela existe desde agosto de 2010 e pertence a Miguel Engelmann e Mauri Reis. A cerveja Hunsrück é um pouco mais encorpada e respeita a lei da pureza alemã. A fabricação da cerveja leva até 18 dias. Na primeira parte do processo é feito o cozimento da cevada, malte e da água, que acontece em 3 estágios, chegando a temperaturas de até 100 graus. Já o processo de fermentação é realizado em 15 dias. A Cervejaria Hünsruck é a única cervejaria da cidade.










PALCO MÓVEL








O Palco Móvel inaugurado em dezembro de 2001, é composto por uma estrutura de 70 metros quadrados destinado a apresentações artístico-culturais, montado na própria avenida São Miguel. O palco móvel fica suspenso, podendo ser baixado sempre que for necessário através de um elevador de carga. A plataforma mede 11,5m por 4,5m de comprimento podendo ser suspensa num vão de cinco metros de altura para a passagem dos veículos. Quando for baixada terá 1,2metro interrompendo o fluxo de veículos. A estrutura de 10 metros é protegida por um telhado de cerâmica no estilo enxaimel, com oito abas em madeira de ipê.






ANTIGA MATRIZ DE SÃO MIGUEL








Dados históricos apontam que por volta de 1832 iniciou-se a construção de uma capelinha de madeira no mesmo lugar onde encontramos hoje a Antiga Igreja Matriz. Sua construção passou por sucessivas etapas até que, em 25 de abril de 1880, dá-se à bênção sobre a Igreja. Sendo utilizada como templo religioso até 1975. O tombamento da Igreja ocorre em 1984, sendo considerada Patrimônio Cultural do Estado. Externamente a Igreja está completamente restaurada. As pinturas internas são ricas em motivos, os vitrais apresentam intensa gama de cores e as esquadrias são ricamente trabalhadas. Seu estilo arquitetônico pode ser definido como o gótico alemão.










PREFEITURA MUNICIPAL








O Palácio gestão do inaugurado sede do abriga em 10 de Setembro foi construído durante a então prefeito, Romeo Benício Wolff e no dia 10 de Setembro de 1988, sendo a atual Poder Executivo Municipal. A prefeitura seu interior uma coleção de calçados em miniatura: O Museu do Calçado.














PRAÇA DO IMIGRANTE








A Praça do Imigrante localizada no coração de Dois Irmãos, agrega uma estrutura preparada para receber o visitante e para a realização de eventos a um ambiente tranqüilo e acolhedor. Sendo um convite a passar horas sentado à sombra tomando seu chimarrão e conversando com os amigos. Aos domingos de março à dezembro na Praça do Imigrante ocorre a Feira de Artesanato e de Produtos Alimentícios sempre das 10 às 18 horas.










CASCATA DE SÃO MIGUEL








Localizada na divisa com o município de Ivoti, possui uma queda de 60 metros e a construção de uma das primeiras hidroelétricas do Estado, é um dos mais belos cartões postais do município. Espírito aventureiro e disposição são fatores fundamentais para chegar até ela. Ideal para quem gosta de turismo ecológico.










PARQUE MUNICIPAL ROMEO BENÍCIO WOLF








O Parque, localizado à Avenida Porto Alegre, 1.001, foi inaugurado no dia 10 de setembro de 2007, O local oferece ampla área verde, um quiosque de 268m², praça com brinquedos, dois açudes, ciclovia e o Centro de Geração e Renda, instalado em um prédio que lembra a primeira Prefeitura.












































Nenhum comentário:

Postar um comentário